segunda-feira, 28 de abril de 2014

História do Ford Escort em competição

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Era um outro modelo emergiu AVO , e foi a evolução lógica do Escort . Foi anunciado no início de 1970 e permaneceu em produção até 1975, quando foi substituído pelo RS 1800 ( não fabricou o AVO ) . Naquele primeiro ano ( 1970) foi especial para a marca Ford na Inglaterra foi o ano em que a AVO , e Ford Rallye Sport ( RS ) , começam a trabalhar juntos.

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O RS 1600 tinha um motor de 1.599 cc (de acordo com outras fontes são 1.601 ... pouca diferença de qualquer maneira) , 16 válvulas , 120 cv Transmissão de 4 velocidades (embora atingiu 160 cv) e . Versões posteriores aparecem 2.000 cc , 200 cv e caixa ZF de 5 velocidades. Como o Twin Cam alcançado 113 mph (180 km / h) , indo de 0 a 100 km / h em menos de 9 segundos eo quarto de milha (400 metros ) , fez em 17 segundos . As gengivas eram um Pirelli 165/13 . Seu preço base era £ 1447 , embora com várias opções de equipamentos , o preço poderia aumentar mais 200 quilos. Cerca de 1.000 unidades foram construídas RS 1600 .

O motor acima mencionado :

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E algumas fotos do modelo em questão :

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E, neste ponto , é hora de fazer um ponto. O que é que o Ford Escort México? Por que esse nome? Bem, a explicação para estas vitórias anos Escort seguido um após o outro em todo o mundo . Então veio a difícil Londres -México Rally 1970 , que foi jogado mais de 16.000 milhas ( 25.600 km ) . Ford assinou um Mk1 RS 1600 com especialmente preparado para uma corrida tão difícil . Estes carros eram versões especiais que partem chassis "Tipo 49 " , com uma gaiola resistente dentro. O motor era padrão no modelo (1.600 cc) subiu para 1.834 cc com uma potência de 140 cv está ficando difícil. A caixa de velocidades era uma velocidade ZF 5 . Após o teste, Hannu Mikkola e Gunnar Palma foram os vencedores com um daqueles Escort modificado. Mas, obviamente, uma grande notícia que foi adicionado o fato de que o Escort também ocuparam o terceiro , quinto, sexto e oitavo lugar na classificação geral . A grande conquista em uma corrida extremamente difícil! Atualmente, apenas dois destes carros sobreviver : o vencedor (registro FEV 1H), localizado no Museu da Ford em Dagenham ( Reino Unido ) , eo carro que terminou 8 aos comandos de Sobiesław Zasada (aulas FTV 48H ) que está em mãos privadas e está em renovação .

Aqui está uma foto de Mikkola em 1970 Londres -México Se você olhar (muito ) a atenção pode sentir até mesmo aulas , FEV 1H . :

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Devido à repercussão mundial desta raça, a Ford decidiu comemorar um dos modelos mais famosos emergiu da AVO , o Ford Escort México. As principais diferenças estavam nas capacidades dos sistemas e refrigeração ( menor capacidade no México) de lubrificação do motor, e os equipamentos padrão do México foi a versão mais completa. Na época custou £ 1447 , embora as opções disponíveis poderia custar cerca de 240 quilos.

O Escort México rapidamente ganhou um lugar na competição devido a uma única marca Cup, México Escort Desafio, introduzido em 1971 , que se tornou muito popular. Grandes pilotos vêm a este copo triunfo depois no mundo dos circuitos e comícios. Alguns exemplos têm com Gerry Marshall e circuitos Andy Rouse , e Tony Pond e Russell Brookes em comícios.

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Sua produção terminou em fábrica AVO Avely , Essex , em janeiro de 1975. Durante seus anos na produção sofreu inúmeras alterações . Em 1972, a bateria foi mudado local , e em 1973, a totalidade do sistema de suspensão do eixo traseiro passa por uma avaliação que preparar a entrada para o modelo seguinte , o MK2 em 1975 .

Um par de fotos de Escort México :

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E um outro logotipo que caracteriza a série do México ( não muito mistério neste ) :

Bem, nós terminamos o parágrafo sobre o Escort México e continuou com o RS Mk1 1600 :)

O Ford Escort tinha ganho uma grande reputação para a força e confiabilidade. Gradualmente aumentar a potência do motor foi o primeiro com um 1.8 205 cv , e mais tarde com um 2-litros de 250 cv e dando ainda obter vitórias . Quando o bacharel ano (1975) se aproximou, o RS 1600 tinha ganho ralis tão complicado e diverso como o Safari do Leste Africano ( mais conhecido como o Safari em 1972, com Hannu Mikkola e Gunnar palma , tornando-se o primeiro europeu para obtê-lo ) , RAC ( 3 vezes seguidas em 1972, 1973 e 1974 ) , os 1000 Lagos da Finlândia (5 vezes ), o Artic Rally (também na Finlândia ) e Heatway Rally ( Nova Zelândia).

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Um Escort em Montecarlo 1969. Pilotar este carros como Jean -François Piot e Jean Todt copilotaba um . Sim, o mesmo que Todt meados dos anos 80 para se tornar famoso como diretor de esportes para a Peugeot , que acontecem a F1 e Ferrari nos anos 90, e no final de 2009 tornou-se presidente da FIA .
Kenyan Safari Joginder Singh durante 1972 ( sem capacetes ou qualquer coisa. Poderia ser um link, mas nesse caso, me surpreende . Acredite que simplesmente eram outros tempos ) . Em 1974 e 1976 , Singh, expirar o mesmo teste ao volante de outro carro lendário que nasceu naquela época : o Mitsubishi Lancer 1600 GSR .

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Mais fotos do RS Mk1 1600:

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O nome original deste modelo seria " Puma " , mas finalmente optou pela continuidade das iniciais RS e RS 2000 foi renomeado. Escort Dentro da gama esse foi o último modelo produzido pela AVO ( que fechou definitivamente em dezembro de 1974). O último carro veio AVO 08 de novembro de 1973 , quando foi apresentado à imprensa no Ford Capri RS 3100 ( 3100 motor V6 e 148 cv ), o único modelo não fabricado pela AVO Escort . Deixo um pouco de assunto, mas ... é que é um carro muito bom. Um par de fotos de Capri, tanto a versão de rua ( bela! ), como preparação para a competição impressionante (possivelmente um GR.5 ou algo assim, a intenção de correr na IMSA ) :

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Ele usou o mesmo chassi do RS 1600 e do México ( o "Tipo 49" ), mas com um novo motor de 1.993 cc , que inicialmente deu um problema para entrar no site , onde havia um motor menor . A caixa de câmbio era de origem alemã, e totalmente diferentes dos utilizados anteriormente . Deu um pouco menos de potência ( 100 cv , 2 a menos do que a antiga Cortina) , mas disponível em rotações mais baixas ( 5750 ) . 5.000 unidades foram fabricadas para a aprovação do Grupo Escort 1. Atualmente estima-se que cerca de 3.500 dos 5.000 carros ainda circulam hoje.

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E um par de fotos:

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Ao construir unidades para a competição (Copa do Mundo ) , não havia quase nenhum interesse . Ford produziu apenas 3 unidades " pata negra " 674L matrícula AOO , PVX e PVX 445M 446M . A primeira ( AOO 674L ) foi construído em 1973 na Alemanha, com base nas especificações do México, com o volante à esquerda. Ele mudou para o direito de disputar o rali Mintex Dales. Ford tinha para atualizar o esquema do sistema de suspensão traseiro 1974 , que deu muitas complicações. O motor era de 165 cv a 6.750 rpm, e recebeu peças e upgrades a partir do V6 Capri. O carro foi inscrito no acima Mintex Dales , onde teve a metade , 80 cv a menos que seus rivais. No entanto, ele conseguiu a vitória . No início de 1974, o carro foi entregue a Gerry Marshall disputou o Tour of Britain naquele ano (não, não é o RAC ) . Isso foi feito porque Gerry era anteriormente Vauxhall piloto (Opel) e não sabia que o carro em tudo .

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Os seguintes carros eram PVX PVX 445M e 446M (foto), ambos lançados em 1974 na Avon Motor Tour da Inglaterra. Foram inscritos no Grupo 1. ' S corrida foi realizada entre os dias 12 e 14 de Julho de 1974 e consistiu de 5 testes no circuito e 11 seções fora do circuito . Os pilotos foram Roger Clark Ford e Jerry Marshall. Os carros eram idênticos, exceto para os assentos de piloto. No final deste carreira longa (36 horas contra o relógio ) , as duas RS 2000 terminado em primeira e segunda posições ( Clark e Marshall , respectivamente ) . No ano seguinte, um RS 2000 dirigido por Tony Pond contestada e ganhou o 1975 Tour da Inglaterra. Esta foi a última vez que um RS 2000 desempenhou uma parte de uma corrida oficial da equipe . Você pode dizer que atleticamente falando, Ford ignorou o RS 2000 e RS 1600 saltou para No. 1800, que é discutido abaixo.

Em fevereiro de 1975 , vem a segunda geração ( Mark II ou Mk2 ) . Manteve o corpo velho, mas reestilizado . A versão deluxe chamado Ghia montou um motor de 84 cv 1,6 , enquanto a versão desportiva veio com eixo de came para a cabeça, 95 cv e bancos dianteiros Recaro . Em maio do mesmo ano , o Escort se tornou o carro mais vendido na Europa. 

O motor ...

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Como curiosidade sobre esta versão , dizendo que o chassis dos repórteres transferidos ( para o teste , eu acho) carros, e os mais recentes modelos , foi marcada com o número BBAT serial. Em contrapartida, os modelos mais recentes foram uma Mk2 México, proveniente da fábrica na Alemanha. O número do quadro do mesmo por GCAT começou , como os outros muitos Mk2 .

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Em muitos lugares, o RS 1800 pode ser considerado como um Escort México , pois eles têm muitos elementos em comum : chassi , freios , suspensão , diferenciais, spoiler traseiro , etc ...

A versão que foi feita a partir deste modelo foi o RS personalizados 1800 , que foram fabricados sob encomenda feitas apenas 20 unidades. As mudanças foram na consola central , luvas , relógio e luvas adicional portas completamente revestidas e tronco tapete.

Falando do tema dos esportes só posso dizer que Ford é o mais bem sucedido na história do Rally . Quase 25 anos mais tarde , ainda hoje continua ganhando em corridas. Este modelo permaneceu em produção até setembro de 77, a ser fabricados 109 unidades, das quais cerca de 75 estão atualmente . Realmente alta porcentagem de sobrevivência.

Fotos modernos deste modelo. É curioso adesivo Rally School :

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Simples e fácil , mas quanto mais eu vejo, que eu gosto:

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Este modelo tem a sua primeira vitória no RAC 75, com Timo Makinen (que ainda não tem nada a ver com Tommi , campeão mundial em 1996 , 97, 98 e 99). Para Timo foi a sua terceira vitória no RAC , eo Escort , o quarto . Ford venceu novamente no ano seguinte ( 1976) , desta vez com o Inglês Roger Clark, que conseguiu sua segunda vitória no RAC ( a primeira foi em 1972). Somando as três vitórias anteriores Mk1 RS 1600 (1972, 73 e 74 ) , às RS Mk2 1800 ( 75 e 76 ) , o Escort ganhou cinco anos seguidos no RAC . A lógica é a sua fama ea lenda nesta corrida . E isso ainda não tinha acabado ...

Ford Escort RS 2000 Mk2 ( 1976-1981 )

Foi introduzido em Janeiro de 1976. Rode um motor longitudinal de 2.000 cc e traseira. Pouco mais pode ser dito sobre este modelo baseia-se, e quase idêntico ao do RS 1800 Mk2 


Atleticamente falando, no Campeonato do Mundo de Ralis em Ford de referência ( e muitos de seus rivais ) , ainda era o modelo anterior, o 1800 RS e, como tal , ainda estava recebendo vitórias e sucessos no mundo.

Bjorn Waldegard venceu três dos mais difíceis ralis do Campeonato 1977 : East Safari Africano (Quénia), Acrópole (Grécia), e (novamente) o RAC . Em 1978 ele ganhou na Suécia e Hannu Mikkola levou RAC novamente. Estamos em 1978 , eo Escort realizamos as seguintes vitórias no RAC . , 1972 , 73, 74, 75 , 76, 77 e 78 já são sete consecutivo ...

No final do campeonato de 1979 , 1800 RS ganhou 5 corridas : Portugal, Acrópole (Grécia), Nova Zelândia, Canadá e (é claro ), o CCR . O Escort conseguiu 8 vitórias consecutivas em um dos mais difíceis do Campeonato Rally ! Esse ano foi o Título de Construtores eo sueco Bjorn Waldegard os motoristas, com companheiro de equipe Hannu Mikkola em segunda posição. A grande temporada para a Ford.

A equipe começou a se concentrar em encontrar um carro de substituição tão bem sucedido. Acelerando os últimos anos deste modelo , um nome mítico aparece neste esporte : Ari Vatanen . Com um britânico Escort Rally privado leva título em 1980 e 1981 . Depois de vencer a Acrópole , em 1980 , Ari recebe mais três vitórias no Mundial de 1981 , e consegue se tornar o primeiro e até agora único piloto privado para ganhar o Campeonato do Mundo. Pelo menos , privados da verdade, porque, embora seja verdade que Loeb em 2006 venceu a equipe Kronos durante o ano foi tirada de " férias " Citroën , a verdade é que o time era o mesmo do ano passado e teve um apoio total e absoluto pela Citroën . Então, eu ainda considero Vatanen como o único piloto privado a ganhar o Campeonato do Mundo de Ralis , embora estritamente falando, deve-se também considerar Loeb privado em 2006. Questão de opinião.

A partir desse ano (1981), e sob a pressão de novos modelos de Audi, Fiat ou Lancia, Ford chegou a hora de encontrar um substituto capaz de viver de acordo com outras marcas, e do sucesso do Escort .

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